<VOLTAR<
A teoria das Polaridades Yin e Yang
 
 
O ideograma Yin representa “nuvem de chuva” e o Yang representa “os raios de sol”.
 
     
    Os estudantes da antigüidade utilizavam a água e o fogo para simbolizar as propriedades básicas de yin e yang. Isto quer dizer que as propriedades básicas de yin simulam as propriedades básicas da água, dentre elas a frieza, direção inferior, obscuridade, etc, enquanto as propriedades básicas de yang são similares às do fogo incluindo o calor, ascendência, claridade, etc. (ESCOLA DE MEDICINA TRADICIONAL CHINESA DE: BEIJING; SHANGHAI; NANJING; INSTITUTO DE ACUPUNTURA DA ACADEMIA DE MEDICINA TRADICIONAL CHINESA, 1995, p.35)  
     
 

Como visto anteriormente, da unidade podemos extrair no mínimo dois aspectos, que no taoísmo são chamados de Yin e Yang. Onde um sempre está relacionado diretamente ao outro, já que ambos provém de uma mesma origem. Por exemplo, Yin enquanto: líquido, sangue, feminino, obscuro, sereno, frio, interior, descendente, inconsciente, noite, etc. E, em contra partida Yang: função, energia, masculino, claro, expansivo, quente, exterior, ascendente, consciência, dia, etc. Percebe-se que neste exemplo as características são contrapontos das características de um com o outro. Ou seja se a amostragem, ou o objeto observado for o dia inteiro, podemos observar os aspectos de dia e noite, ou em uma montanha, o lado claro e o lado escuro. A visão da bipolaridade é expressa com as características chamadas de Yin e Yang, contrapontos da totalidade.

 
 
 
 
A teoria yin-yang defende que todo objeto ou fenômeno no universo consiste de dois aspectos opostos denominados yin e yang, que são por princípio, conflitantes e interdependentes; além disso, a teoria defende que essa relação entre yin e yang é a lei universal do mundo material, o princípio e a fonte da existência de uma infinidade de coisas e a causa básica para o florescimento e o perecimento das coisas. (ESCOLA DE MEDICINA TRADICIONAL CHINESA DE: BEIJING; SHANGHAI; NANJING; INSTITUTO DE ACUPUNTURA DA ACADEMIA DE MEDICINA TRADICIONAL CHINESA, 1995, p.35)
 
 
 
 
Dentro do Yin existe o princípio do Yang, dentro do “peixe preto tem o olho branco”, e vice-versa. “O homem aparentemente é yang , yang por fora yin por dentro. A mulher é yin por fora e yang por dentro [...] Dentro do homem tem o princípio da mulher e dentro da mulher tem o princípio do homem.” (LIN, [entre 1988 e 1994]). Dentro de um há a semente do outro, que é chamado de “Jovem” Yin ou Yang. Assim, como na figura 7, no extremo nasce à semente do oposto, no caso o Jovem Yang, que cresce passando pelo Médio Yang, e Extremo Yang, quando surge o Jovem Yin em seu interior, e no declínio Velho Yang, o Jovem Yin começa a crescer. Por exemplo, o dia começa a meia-noite no Jovem Yang. Até cerca de 6:00h. da manhã a energia do dia corresponderá a do Médio Yang. Ao meio-dia corresponderá ao Extremo Yang, quando nasce o Jovem Yin, onde começa a noite. E ao entardecer corresponderá ao Velho Yang. Próximo das 18:00h. a energia corresponderá ao Médio Yin, e a meia-noite no Extremo Yin, quando nasce novamente o Jovem Yang e o dia recomeça. O mesmo se dá com as fases da lua, estações do ano, desenvolvimento humano, ou a outros ciclos, correspondendo a uma curva senoidal.
 
     
 
 
 
Figura 7 – O progresso das energias Yin/Yang..
 
     
 
Nilton Kamigauti - 2010
 
 
Referencias
 
 
 
    <VOLTAR<