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Wu
Chi – O Extremo Vazio |
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Figura 1 - Wu Chi |
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Todas
as coisas sob o Céu nascem no Ser. O Ser nasce no Não-ser. (TZU, 1987, p. 79) |
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A
figura 1 representa um circulo aberto, aberto porque ainda não
tem forma. No entanto, muitos autores representam o Wu Chi como um circulo
fechado, ver em WILHELM in TZU, p 178, 1987, em Bloise, p. 36, 2000, entre
outros. Wu Chi se refere ao vazio, no entanto, não é igual à idéia do nada. O vazio ao qual se refere o Wu Chi é o potencial de tudo, de onde vem todas as coisas, por tanto, não se refere ao nada, ao contrário se refere ao germe de tudo. Wu Chi contém tudo que pode vir a ser, existir, mas ainda se encontra na não-exitência, não-ser. Ou seja, tudo que existe antes de existir pertencia apenas à esfera da não-existência, do Wu Chi. Depois que algo passa para esfera da existência expressa o potencial que estava contido na esfera anterior da não-existência. |
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O
mistério mais profundo do mistério seria então o
que é chamado de “Wu Gi” (o não-princípio,
que fica além do Tai Gi), no qual todas as diferenças ainda
não estão separadas e que se costuma representar simplesmente
por um círculo. É apenas, por assim dizer, a possibilidade
da existência; é em certo sentido, o caos. (WILHELM in TZU,1987,
p. 178) |
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Nilton
Kamigauti - 2008 |
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