<VOLTAR<
Taoísmo - Conceitos Relevantes
 

Entre as filosofias orientais mais conhecidas está o taoísmo, assim como o budismo, o zen-budismo, o hinduísmo, o xintoísmo. O taoísmo pode ser visto como uma ciência, pois, contém conhecimentos, ou estudos acumulados a respeito do homem e da natureza e das suas interações.

 
 
 
A ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (objeto de estudo), expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Esses conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemática e controlada, para que se permita a verificação de sua validade. (BOCK, p. 19, 1999)
 
 
 
 
O taoísmo também pode ser considerado uma filosofia, ou filosofia religiosa. Filosofia enquanto doutrina fundamentada em um conjunto de idéias ou conceitos,
 
 
 
 
Além de análise, reflexão e crítica, a Filosofia é a busca do fundamento e do sentido da realidade em suas múltiplas formas indagando o que são, qual sua permanência e qual a necessidade interna que as transforma em outras. O que é o ser e o aparecer-desaparecer dos seres? (CHAUI, p.17, 2000)
 
 
 
 
e religião enquanto doutrina fundamentada no estudo e/ou culto do sagrado,
 
 
 
 
As especulações em torno desse tema [a origem e o significado da existência humana] formam um corpo de conhecimentos denominado filosofia. A formulação de um conjunto de pensamentos sobre a origem do homem, seus mistérios, princípios morais, forma um outro corpo de conhecimento humano, conhecido como religião. (BOCK, p. 19, 1999)

[...] é importante distinguir os dois ramos do taoísmo: 1. O taoísmo como filosofia (Tao Chia), como doutrina não religiosa; e 2. O taoísmo como religião (Tao Chiao), como culto, seja este profano (taoísmo popular), ou sagrado. O Primeiro é representado pelos conhecidos clássicos dos séculos VI e IV a.C. (Lao-tzu, Chuang-tzu), enquanto o último foi organizado pela primeira vez, como culto influenciado pelo budismo, por Chang Ling (cerca de 150 d.C.), na dinastia Han mais recente, após a introdução do budismo na China por volta do início da era cristã. No entanto, ambas as formas do taoísmo existiram simultaneamente na China antiga, uma ao lado da outra. (MIYUKI, 1995, p. 36)

 
 
 
 
Diferente da ciência tradicional ocidental, que tem uma característica analítica, ou seja, reparte os seus estudos em diversas partes, faculdades, e/ou áreas, como por exemplo: botânica, engenharia, psicologia. O taoísmo, como ciência oriental, tem característica sintética, ou seja, uma área de estudo se encontra interligada a outras áreas de estudo, como por exemplo: os treinamentos de energia (Chi Kung), têm ligação com a medicina e ambos tem conhecimentos fundados na filosofia. “A mente oriental, quando considera um conjunto de coisas, aceita-o como ele é, mas o ocidental divide-o em pequenas porções, em entidades separadas.” (JUNG, 1987, p. 64, par. 143)
 
 
 
 
Entender o Tao Gun Chuan como o treino que condensa os três aspectos: “I” medicina, “Chuan” marcial e “Chien” caminho da iluminação, treinamento interior. [...] A filosofia taoísta é a mãe da medicina e da ciência [...] A medicina vista como um todo forma o Tao [...] Treinamento do Tao contém a verdadeira medicina (LIN, [entre 1988 e 1994])
 
 

 

 
 
Nilton Kamigauti - 2008
 
 
Referencias
 
 
 
  <VOLTAR<