<VOLTAR<
Energia Psíquica
 

A energia psíquica ou libido é uma idéia de energia vital geral, já que está relacionada a toda e qualquer atividade ou manifestação psíquica. A quantidade de energia psíquica se faz notável na medida em que algo é valorizado (qualificado) ou intensificado. “Jung entende a energia psíquica, ou libido, como o valor psicológico dos processos psíquicos, que não se refere a valores morais, estéticos ou intelectuais, mas sim à intensidade com que esses processos se manifestam.” (ARMANDO, 2006, p.75)


O aparelho psíquico é visto como um sistema relativamente fechado, onde se encontra, hipoteticamente e em determinado momento, a mesma quantidade de energia quando se somam: a energia que se encontra na consciência e a energia que se encontra no inconsciente. O fato de se pensar a energia psíquica contida em um sistema relativamente fechado não significa que a energia esteja estagnada, ao contrário a energia psíquica transita constantemente por todo aparelho psíquico e é dinamicamente auto-regulada de forma compensatória pelo Self.

 
 
 

 

 

[a libido] Funciona dentro de um sistema relativamente fechado, auto-regulador, caracterizado por flutuações energéticas, ou seja, sua quantidade permanece a mesma durante toda a vida da pessoa, o que muda é sua distribuição. (ARMANDO, 2006, p.75)

A auto-regulação energética é regida pelo Si-Mesmo e não pelo ego, embora este seja de suma importância para que o símbolo possa ser conhecido e integrado à consciência e, com isso, promover a transformação que se fazia necessária nesse momento. (ARMANDO, 2006, p. 76)


 
 

De forma análoga aos conceitos de energia da física a libido também transita entre as polaridades, “A energia só pode ser produzida pela tensão dos contrários.” (JUNG, 1987b, §34, p. 21) e “As transformações da energia só são possíveis graças às diferenças de intensidade, presentes no interior de um sistema.” (JUNG, 1985b, § 48, p. 24)

 
Nilton Kamigauti - 2008
 
 
Referencias
 
 
 
    <VOLTAR<