<VOLTAR<
Ego
 
O ego é também um complexo que desempenha o importante papel de intermediar os conteúdos do mundo externo e interno, consciente e inconsciente. O ego discrimina, filtra e organiza agindo como centro da consciência. Tem importante papel no desenvolvimento da personalidade.
 
 
 
 

 

 

É um dado complexo formado primeiramente por uma percepção geral de nosso corpo e existência e, a seguir, pelos registros de nossa memória. [...] Esses dois fatores são os principais componentes do ego, que nos possibilitam considerá-lo como um complexo de fatos psíquicos. [...] é ele que atrai os conteúdos do inconsciente, [...] Ele também chama a si impressões do exterior que se tornam conscientes ao seu contacto. Caso não haja esse contacto, tais impressões permanecerão inconscientes. (JUNG, 1987a, § 18, p. 7)

 

 
 
 

Uma importante função do ego é a capacidade de resistir às tensões dos opostos e permitir a resolução dos mesmos, ampliando, assim, a consciência. “O papel do ego é discriminar os opostos, resistir a suas tensões, permitir que se resolvam e, finalmente, proteger aquilo que emerge, que expandirá e intensificará o que antes eram os limites do ego” (SAMUELS, 1986, p. 66)

 
 
Nilton Kamigauti - 2008
 
Referencias
 
 
 
  <VOLTAR<